Início » Artigos » Fui num psicólogo e não gostei. E agora?

Fui num psicólogo e não gostei. E agora?

E agora que tudo bem.

A primeira coisa que tenho pra te dizer é que, diferente do que se ouve por aí, não é TODO mundo que devia fazer terapia. Claro, como psicóloga, reconheço os benefícios da Psicoterapia e entendo que ela pode sim ajudar muitas pessoas, principalmente no processo de autoconhecimento e entendimento acerca de questões pessoais e relacionais. Mas as vezes psicoterapia não é pra você, as vezes você vai se encontrar em outro lugar, em outra atividade. E tudo bem.

Apesar disso, eu diria pra você tentar mais uma vez, com outro psicólogo ou psicóloga. É que as vezes simplesmente não deu certo com o primeiro profissional que você foi. E isso pode acontecer, pois pra que um processo psicoterapêutico funcione é fundamental que você goste do seu psicólogo e ele de você. O espaço da terapia é um espaço íntimo e único, por isso a afinidade é importante. E o mínimo que você precisa pra se abrir com uma pessoa – e falar de coisas que as vezes você não diz nem pra você mesmo – é ir com a cara do seu terapeuta. E algo básico que você precisa (e merece) pra desabafar com alguém: sentir-se confortável, acolhido.

Outra coisa: lembre-se que psicoterapia é um serviço, você está pagando pra ser atendido. Então não há mal nenhum em buscar um novo profissional se você não se sentiu à vontade com o primeiro, ou segundo, ou terceiro… As vezes essa busca pode demorar um pouco mais, seja por falta de sorte, por profissionais despreparados ou antiéticos que estão no mercado, ou simplesmente porque você não gostou muito daquele terapeuta.

E se mesmo com alguém legal você não curtir fazer psicoterapia, tá tudo bem. Você pode tentar novamente em outro momento da vida ou buscar outra atividade que te faça mais sentido.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =