Ficar triste não é legal, ficar triste é ruim, ficar triste dói e acinzenta o olhar. Ficar triste pode ser amedrontador. Mas, as vezes, ficar triste é necessário. Parece que atualmente, ficar triste está cada vez mais difícil, é cada vez menos aceito. Vivemos no mundo da vitrine virtual, onde vídeos com a iluminação perfeita, a maquiagem impecável e fotos retocadas recebem muito mais views e likes que vídeos e posts que falam sobre não estar tudo bem. Somos bombardeados com frases do tipo “vem ser feliz”, “destampe a felicidade”. É preciso cuidado, ninguém está feliz o tempo todo, pois isso é impossível.
E que bom que é impossível. Ao contrário do que pode parecer a tristeza não é sempre uma vilã que deve ser eliminada a qualquer custo. Antes de querer se livrar dela, que tal bater um papo e entender o que, raios, ela tá fazendo aí? Se a tristeza aparece, algum motivo há e este pode ser justamente o ponto: a tristeza serve para nos comunicar alguma coisa. Sem ela não olhamos pro que está desconfortável, clamando por mudança. A tristeza pode ser um pedido de socorro, de nós para nós mesmos, um convite pra reflexão.
Uma pausa.
Pra sentir, pra pensar. A tristeza pode nos aproximar de quem somos, nos ajudar a entender alguma situação da nossa vida, um padrão, relações. Ao nos convocar a olhar para o que precisa ser olhado, ela pode até nos ajudar a encontrar respostas.
Estar em psicoterapia pode te ajudar a lidar com a tristeza sem se desesperar, já que alguém estará te acompanhando nesse processo. Uma psicóloga também pode te ajudar a notar se a tristeza que se apresenta é muito forte ou se é uma tristeza necessária. Como assim? Bem, em alguns casos o sofrimento pode ser muito intenso a ponto de atrapalhar o dia-a-dia, a vida cotidiana. A avaliação de uma profissional é muito importante nessas situações, pois o acompanhamento com medicação pode ser necessário para aliviar um sofrimento que é demasiado intenso e ajudar a pessoa a se acalmar, a respirar um pouco e aí sim poder olhar para sua vida. Acompanhamento psiquiátrico pode ser fundamental, mas é importante que a medicação não tire todo o desconforto, pois um pouco dele é necessário pra que se perceba o que está acontecendo, para ouvir o que precisa ser escutado.
Pode parecer esquisito no começo, mas a tristeza pode ser um sentimento bom também. Que tal reparar no que ela tá tentando te dizer?